Associação Portuguesa de Dança do Ventre
Aulas regulares
Curso Profissional vs. Curso livre

A APDV ministra aulas regulares com dois tipos de abordagem distintos:
  • Curso Profissional (FPBPDV - Formação Profissional de Bailarina e Professora de Dança do Ventre): tem uma abordagem orientada para a formação e aperfeiçoamento na técnica e nas várias áreas relacionadas, com vista a tornar a aluna uma bailarina profissional de dança do ventre.
  • Curso livre: visa melhorar a condição física, trabalhar o corpo, mas sem compromisso técnico detalhado.
Os ensinamentos são os mesmos, a diferença fica por conta da ênfase dada pelo curso. No Curso Profissional é trabalhada a forma do movimento e a qualidade técnica deles, em aulas com a duração de duas horas; no curso livre, a mecânica dos movimentos e a quantidade de vezes que eles são realizados, buscam o condicionamento físico e as aulas têm a duração de uma hora e meia. Além disso, o curso livre, pela sua natureza mais “informal” (pelo desporto/diversão) e não direccionada a uma profissionalização/certificação, não estará sujeito às provas de avaliação que serão obrigatórias no Curso Profissional (ver Estrutura do Curso Profissional).
O objetivo do Curso Profissional é ensinar esta tão maravilhosa dança, de forma a permitir que as alunas absorvam todos os benefícios da prática e ainda tenham em mãos um curso valorizado que lhes permita, no futuro, também poder exercer uma profissão artística com qualidade e dignidade.


Estrutura do Curso Profissional

A Formação Profissional de Bailarina e Professora de Dança do Ventre (FPBPDV) da APDV está estruturada em três níveis – 1. básico, 2. intermédio e 3. avançado –, cada um destes composto por quatro módulos organizados por grau de dificuldade. Ao longo do percurso formativo estão agregadas outras modalidades como expressão, ballet clássico aplicado à dança do ventre e ética profissional. É fornecido às formandas um "material de apoio" onde constam todas as informações e todo o conteúdo prático do curso, a fim de completar a formação em cada módulo.

Para validar a aprendizagem no decorrer do curso de FPBPDV, serão utilizados os seguintes tipos de provas:
  • Provas à distância (pesquisas sobre tema/bailarina em estudo);
  • Provas práticas (actuações públicas a solo ou em grupo);
  • Provas presenciais (avaliação contínua em aula, com ponderação de vários aspectos);
  • Audição (exame final, no momento da transição de nível, que tem como objectivo avaliar na prática como o formando adquiriu e consolidou todo conteúdo e informações passadas).
Ao fim da formação, a APDV habilita o formando a trabalhar no mercado como bailarino/a profissional de dança do ventre.


Onde estamos

O curso livre e o Curso Profissional (FPBPDV) estão atualmente disponíveis nas seguintes escolas:

PORTO - Sede da APDV:
Pavilhão da Cooperativa Realidade
Rua da Creche, 134B
4465-112 S. Mamede de Infesta
(veja aqui como chegar)

VIANA DO CASTELO - Arte em Movimento
Rua Cidade de Riom, nº 304
4900-380 Viana do Castelo
aem.dance@gmail.com | 969 811 925

BRAGA - Alunos de Apolo
Avenida Artur Soares nº. 400
4700-363 Braga
apolobraga@gmail.com | 913 332 313

LISBOA - Girasol Terapia em Movimento
Praceta Dr. Manuel Arriaga nº. 9
Paivas (junto aos correios)


Faça já a sua inscrição aqui!

O curso livre também está disponível em várias outras localidades, ministrado pelas várias Professoras da APDV. Para saber quais as aulas mais próximo de si, contacte-nos através do formulário ou por email.


Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0