Associação Portuguesa de Dança do Ventre
Espetáculo da AEM - Viana do Castelo
18-02-2013 | por Helena Vieira e Fátima Silva
No dia 16 de fevereiro de 2013 (sábado), a escola AEM - Arte Em Movimento (Viana do Castelo) - foi convidada para um espetáculo de caridade que decorreu no Teatro Sá de Miranda, organizado pela Câmara Municipal na sua quarta iniciativa do "Viana do Castelo - Coração Solidário", a reverter para a Cáritas Diocesanas. O evento contou com a participação de várias escolas de dança da cidade; sendo a AEM a única destas que ministra aulas de dança do ventre, apresentou as suas as alunas das aulas livres e do novo Curso Profissional; houve também a participação da escola APDV do Porto, com um grupo de Professoras da APDV que dançou a coreografia premiada de Rock Bellydance, e uma turma de nível intermédio do Curso Profissional que dançou com bandejas.
Para percebermos um pouco melhor qual o espírito que reinou entre as participantes deste espetáculo, a APDV convidou uma das alunas do Curso Profissional de Viana do Castelo a partilhar a sua experiência. Eis aqui as palavras de Helena Vieira:

«O que me levou a escrever este artigo foi a paixão por esta arte que é a dança do ventre, é nela que busco a essência para continuar a trabalhar.
Mais uma vez a APDV brilhou com a participação no espetáculo de solidariedade de dança que se realizou no Teatro Sá de Miranda, desta vez, com a participação do novo grupo de alunas do curso profissional de dança do ventre.
Depois de muito trabalho, dedicação e entrega total a esta arte, consegui ultrapassar o nervosismo, insegurança, ter em mãos a responsabilidade de enfrentar um público cada vez mais exigente e crítico, um desafio perigoso.
Participar neste espetáculo, juntamente com outros grupos de dança amadores e profissionais, foi para mim uma experiência muito construtiva e única. O apoio, a confiança que recebemos das Professoras da APDV, que também participaram e nos acompanharam, as manifestações de carinho por parte dos outros participantes, os aplausos... foi muito importante ver que todo o nosso empenho e dedicação a esta arte pode ser muito positiva e enriquecedora, e para continuar.
O público espera algo que possa compreender; a dança do ventre não é para ser entendida mas sentida, o que é ainda mais difícil, e é muito gratificante no final ouvir os aplausos e sentir que conseguimos transmitir a mensagem para a qual nos empenhamos.
Quem conhece a arte da dança do ventre sabe que, no final, o que levamos para o palco é somente a alma na dança, o trabalho nos bastidores, muitas vezes as lágrimas, e esses fazem parte do nosso livro de memórias.
Esta experiência serviu para me fortalecer e provar a mim mesma e a todas as bailarinas de dança do ventre que o caminho certo é continuar a dançar, rir, chorar e viver.»

Relembramos que a escola Arte Em Movimento, sediada em Viana do Castelo, foi a primeira a associar-se à APDV e levar para as suas instalações o Curso Profissional de Bailarina e Professora de Dança do Ventre, em tudo igual ao curso original ministrado no Porto. A primeira turma de Viana do Castelo foi preenchida com sucesso e prossegue a sua formação; entretanto, já estão abertas inscrições para a segunda turma.

Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0