Associação Portuguesa de Dança do Ventre
Di Cesário
Di Cesário é brasileira e vive em Portugal desde 2008, onde divulga a arte da Dança do Ventre sempre com a preocupação de a transmitir com o maior respeito e qualidade.
Conheceu a Dança do Ventre aos 13 anos de idade: após a primeira aula, concluiu que aquela dança não era para ela, era difícil, exigia muita coordenação e mexia partes que nem sabia que existia. Nessa época, a sua irmã Vânia Cezário continuou a frequentar as aulas e transmitia-lhe todas as informações, passos e coreografias; decidiu então regressar às aulas com muita mais dedicação e força de vontade; a paixão cresceu cada vez mais e, desde aí, buscou sempre mais, procurando o melhor de cada profissional. Foram inúmeros os profissionais nacionais e internacionais com os quais realizou aulas, workshops e cursos intensivos: Fifi Abdo, Carla Silveira, Samira Samia, Shalimar Matar, Nijime, Lulu Sabongi, Soraia Zaied, Kahina, Patricia Bencardine, Zaza Hassan, entre outros. Após 6 anos de estudo intensivo – específico na área da Dança do Ventre – de técnica, ritmos, cultura árabe, história da dança, filosofia oriental, além de anatomia para bailarinos e aplicada à Dança do Ventre, bem como o curso de professora, obteve o seu DRT (registo obrigatório no Ministério do Trabalho Brasileiro para exercer profissionalmente como bailarina e professora), sendo avaliada pelo primeiro bailarino da cidade de São Paulo daquele ano (2006).
Já legalmente apta a exercer funções, dançou num restaurante libanês e casa de chá egípcia, onde teve a agradável oportunidade de conviver com a comunidade árabe e adquirir uma vasta experiência no que toca aos seus costumes, tradições, festas, tendo assim passado da teoria à prática.
Foram inúmeros os hotéis e festas em que atuou no estado de São Paulo e fora dele; também foram várias as cidades a que se deslocou para dar aulas a pessoas de todas idades.
Atualmente continua a aperfeiçoar-se com os diferentes mestres, participando em workshops e cursos intensivos pela Europa para buscar novas técnicas e tendências. Criou, juntamente com a irmã, a Companhia Profissional Al Hayel, com o objetivo de divulgar a cultura árabe por todo país e fora dele; as coreografias têm um estilo único pois unem duas artes, Dança do Ventre e Jazz, chamando-a de “Modern Belly Dance”, estilo com que conquistam todos os lugares por onde passam. É também sócia-fundadora da APDV – Associação Portuguesa de Dança do Ventre –, com sede no Porto, onde se promovem cursos de formação profissional para bailarinas, certificação e cultura árabe, tendo como maior desafio qualificar a Dança do Ventre em Portugal.
O seu conhecimento técnico e a sua sensibilidade artística são responsáveis por um trabalho diferenciado como Professora, ajudando cada aluna a relacionar-se consigo mesma de maneira positiva. Di Cesário desenvolveu o seu próprio estilo, fortemente marcado pelas interpretações carregadas de emoção, sempre unindo beleza, técnica, desenvoltura, graça, poesia e energia, demonstrando assim o seu profundo envolvimento com esta maravilhosa Arte que é a Dança do Ventre!


Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0