Associação Portuguesa de Dança do Ventre
Curriculum
Vânia Cezário é brasileira e vive em Portugal desde 2004, onde divulga a arte da dança do ventre sempre com a preocupação de a transmitir com o maior respeito e qualidade.
Quando conheceu a dança do ventre já possuía formação em dança clássica e jazz pelas melhores escolas de São Paulo (Brasil). Foram inúmeros os profissionais nacionais e internacionais com quem realizou aulas, workshops e cursos intensivos: de cada um extraía o melhor e acrescentava à sua própria técnica e estilo; por isso acredita que, hoje, o seu método é uma mescla de tudo que há de melhor. Depois de 5 anos de estudo intensivo – específico na área da dança do ventre – de técnica, ritmos, cultura árabe, história da dança, filosofia oriental, além de anatomia para bailarinos e aplicada à dança do ventre, obteve o seu DRT (registo obrigatório no Ministério do Trabalho Brasileiro para exercer profissionalmente como bailarina e professora), sendo avaliada pelo primeiro bailarino da cidade de São Paulo daquele ano (2001).
Já legalmente apta a exercer funções, dançou por dois anos consecutivos num restaurante libanês e casa de chá egípcia, onde teve a agradável oportunidade de conviver com a comunidade árabe e adquirir uma vasta experiência no que toca aos seus costumes, tradições, festas, tendo assim passado da teoria à prática. Foram inúmeros os hotéis e festas em que atuou no estado de São Paulo e fora dele; também foram várias as cidades a que se deslocou para dar aulas a pessoas de todas idades.
Já em Portugal, fundou a APDV – Associação Portuguesa de Dança do Ventre –, com sede no Porto e na qual é Presidente e professora, onde se promovem cursos de formação profissional para bailarinas, certificação e cultura árabe, tendo como maior desafio qualificar a Dança do Ventre em Portugal; foi coreógrafa da telenovela Morangos com Açúcar, na sua série do Verão de 2008; foi responsável por coreografias premiadas no Festival Internacional de Dança Oriental de Barcelona em 2012 e 2013, que lhe deu a oportunidade de ser reconhecida internacionalmente como coreógrafa e lhe abriu as portas a ser contratada para coreografar grupos de dança no estrangeiro.
Atualmente continua a aperfeiçoar-se com os diferentes mestres, participando em workshops e cursos intensivos pela Europa para buscar novas técnicas e tendências. As suas coreografias têm um estilo único pois unem duas artes, dança do ventre e jazz, numa mistura a que chama “Modern Belly Dance”, estilo com que conquista todos os lugares por onde passa.
O seu conhecimento técnico e sensibilidade artística são responsáveis por um trabalho diferenciado como Professora, ajudando cada aluna a relacionar-se consigo mesma de maneira positiva. Sempre unindo beleza, técnica, desenvoltura, graça, poesia e energia, Vânia Cezário demonstra seu profundo envolvimento com esta maravilhosa arte que é a dança do ventre!




Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0